Descrição
A escola é um ambiente sociocultural, em que é presumível o encontro na diversidade. Ela é ao mesmo tempo, um lugar caracterizado por símbolos, crenças, valores e grande diversidade de culturas. Nesse contexto, a abordagem sobre a diversidade cultural no ambiente escolar é muito importante, pois, desafia a escola a rever pontos de vistas e modelos utilizados como padrão, e também instituir espaços inclusivos, de modo a respeitar e valorizar a diversidade cultural dos alunos.
Desse modo, o grande desafio é para os educadores, que necessitam descobrir e aplicar algumas estratégias de ensino diversificado que ultrapassem programas, ementas e conteúdo, ou seja, deve empenhar e buscar mecanismos e metodologia que atendem a diversidade cultural dos seus alunos.
       


Público-Alvo e Objetivos
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por Educação, ensino e aprendizagem.


Conteúdo programático
A RELAÇÃO SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO
O PAPEL DA UNIVERSIDADE FRENTE A SOCIEDADE
TRABALHO E EDUCAÇÃO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Trabalho e educação no Brasil: reformas, ajustes e adequações
CULTURA, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Diversidade cultural e educacional
Cultura escolar e da escola
Juventude: trabalho e escola
Sujeito da educação
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Relação entre cultura, trabalho e educação
HOMEM, TRABALHO E SOBREVIVÊNCIA
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: PONTOS DA NÃO NEUTRALIDADE
O HOMEM SOB A PERSPECTIVA DO TRABALHO
RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO
MUNDO DO TRABALHO
As relações sociais no modo de produção capitalista
A reestruturação capitalista
O PAPEL E O COMPROMISSO SOCIAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO
Sociedade e educação no Brasil: o papel da escola e dos profissionais de educação.
ARTE E EDUCAÇÃO
Contextualização
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA VISÃO HISTÓRICA – INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR
A presença da arte apontada na lei: arte educação na escola
Visão interdisciplinar e transdisciplinar
Arte, como pesquisa, no espaço educativo



    Carga Horária
    O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.




    Certificado
    O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
           


    Legalidade e classificação do curso
    Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
    Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.