Descrição
Este curso busca registrar, valorizar e dar maior visibilidade ao trabalho com músicas, trazendo a luz o resgate teórico de algumas questões relacionadas ao ensino de música nas instituições de ensino.
A música é importante na vida do ser humano, porque possui um papel fundamental no processo de socialização. Ela nos traz sensação de vitória, recordação, saudades, alegria, tristeza, é algo que nos tocam.


Conteúdo programático
UNIDADE 1 - MÚSICA COMO ELEMENTO E RECURSO ESTRUTURANTE DA CENA
CONSTRUINDO UMA NARRATIVA DE MEMORIAS DO AUTOR, ATRAVÉS DO SENTIDO DO SOM
MEMÓRIAS, DRAMATURGIAS SONORAS NA ENCENAÇÃO TEATRAL DE PROSÓDIA BASTIANA
UMA NARRATIVA QUE ENVOLVE E TOCA A ALMA PELO SOM
UNIDADE 2 - MÚSICA E APRENDIZAGEM: APROPRIAÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL À FORMAÇÃO DA COMPREENSÃO MUSICAL
A TEORIA INATISTA-MATURACIONISTA
A TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A TEORIA PIAGETIANA
A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
A HISTORICIDADE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
MEDIAÇÃO SEMIÓTICA
INSTRUMENTOS, SIGNOS E LINGUAGEM
INSTRUMENTOS
SIGNOS
LINGUAGEM
A INTERNALIZAÇÃO E O PAPEL DO OUTRO
O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO MUSICAL
SOBRE MÚSICA E APRENDIZAGEM: ALGUMAS REFLEXÕES
EDUCAÇÃO MUSICAL – NOVAS PERSPECTIVA, ANTIGOS DESAFIOS: O TALENTO INATO
A LEI GERAL DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A EDUCAÇÃO MUSICAL
UNIDADE 3 - A MÚSICA COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA VIDA DO INDIVÍDUO
O QUE É MÚSICA?
O ENSINO DE MÚSICA OFERECIDO PELAS IGREJAS EVANGÉLICAS
CONTEXTUALIZANDO O MOVIMENTO GOSPEL NO BRASIL
A REFORMA PROTESTANTE
O MAIOR VULTO DA REFORMA PROTESTANTE
O INICIO DOS COROS E SUA INFLUÊNCIA NAS BANDAS DO MOVIMENTO PROTESTANTE
O TRABALHO MUSICAL NAS IGREJAS DO SÉCULO XX
UM POUCO DE HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS DOS CÂNTICOS
A CRIAÇÃO DE ESCOLAS DE MÚSICA NAS IGREJAS EVANGÉLICAS
UNIDADE 4 - O ENSINO DA MÚSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
UNIDADE 5 - CONCEPÇÕES E PRÁTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRESENÇA DA MÚSICA NA ESCOLA
JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA
MÚSICA COMO TERAPIA
MÚSICA COMO AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS DISCIPLINAS
MÚSICA COMO PRAZER, DIVERTIMENTO E LAZER
MÚSICA COMO DISCIPLINA AUTÔNOMA
MÚSICA COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO
PRÁTICAS MUSICAIS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA



Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.



Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
       

Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.